segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Como identificar um "Fake News"


  
Com o surgimento da internet no ano de 1969 e a proliferação desta pelo mundo, a informação tornou-se cada vez maior e mais acessível. Esta é uma das vantagens do surgimento do ciberespaço.



É desta forma que, o jornalista foi perdendo cada vez mais o papel de Gatekeeper “guardião da informação” e tornou-se cada vez menos decisivo na produção e divulgação de informações ao público.


A cada dia, são publicados milhares de informações e notícias na internet, principalmente nas redes sociais. 

Os sites de informação oficiais têm perdido cada vez mais o seu lugar para as redes sociais. Ultimamente os usuários da internet, têm visto mais notícias nas redes sociais do que nestes sites de informação.

Esta é uma situação que leva a repensar o futuro da democracia e consequentemente do jornalismo no mundo. 

Inicialmente, descrevia o tipo de artigo falsificado divulgado por "fábricas" de conteúdos de valor duvidoso. Estas exploravam cinicamente os preconceitos já existentes dos leitores para receberem cliques com mentiras, como a de que a candidata Hillary Clinton teria guardado cédulas de voto fraudulentas em galpões.

Atualmente muitos leitores preferem ler notícias nas redes sociais por serem mais acessíveis, porém afirmam acreditar mais nas notícias publicadas nos sites oficiais.

Como tudo tem as suas vantagens e desvantagens, a internet também trouxe consigo um lado negativo. Agora todos podem publicar o que querem, quando e onde querem a partir do momento que entram nesse mundo.

O grande problema é que nem todas as informações publicadas nas redes sociais são notícias isto porque, a maior parte delas não são bem trabalhadas, não são verificadas e nem devidamente investigadas.

Hoje em dia são cada vez mais frequentes as chamadas “Fake News”, ou seja, Notícias Falsas. Muitas pessoas confessam que é difícil diferenciar uma notícia falsa da verdadeira e outros dizem que é impossível. 


Fake News é um termo que já existe há mais de cem anos, de acordo com o dicionário Merriam-Webster. Porém, foi em Novembro, o mês da eleição presidencial norte-americana de 2016. 


Para não correr o risco de acreditar num "Fake News" aqui vão algumas dicas. É muito importante verificar sempre as fontes, porque notícias sem fontes dificilmente são verdadeiras. Os comentários podem dar-nos alguma pista para a veracidade ou não do artigo. 

Antes de partilhar uma notícia é necessário ter-se a certeza de que a mesma é verdadeira. Quando ler uma notícia é aconselhável procurar em outras fontes, nomeadamente as que têm mais credibilidade para saber se é verdadeira ou falsa.


     Notícias Relacionadas:










Dica do dia: Tente de novo

Nem todos conseguem logo de início, tente várias vezes. Se errar tente de novo e de novo e de novo.